Open Journal Systems

Resistência do solo a penetração e desenvolvimento radicular da soja sob sistema plantio direto com tráfego controlado de máquinas agrícolas

Vitor Cauduro Girardello, Telmo Jorge Carneiro Amado Jorge Carneio Amado, Antonio Luis Santi Luis Santi, Mastrângello Enivar Lanzanova Enivar Lanzanova, Aldo Tasca Tasca

Resumo


O tráfego intenso de máquinas agrícolas de grande porte sob condições de elevada umidade do solo induz a ocorrência da compactação. A ausência de mobilização em áreas manejadas sob sistema plantio direto pode fazer com que esta compactação permaneça por longo tempo. Ordenar o tráfego de máquinas agrícolas (tráfego controlado) é uma de mitigar as perdas de produtividade das culturas associadas a compactação do solo e incrementar o rendimento operacional das máquinas agrícolas. Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar as modificações imposta pelo tráfego controlado de máquinas na resistência do solo a penetração, no desenvolvimento do sistema radicular e na produtividade da soja. O solo do local é classificado como Latossolo Vermelho com textura muito argilosa. Os tratamentos investigados foram: (a) Sem tráfego de máquinas (ST); (b) Tráfego de pulverizador (TP) e (c) Tráfego intenso, acumulando passagens de pulverizador e de conjunto trator-semeadora (TI). O delineamento experimental foi o de blocos inteiramente casualizados, com 3 blocos e 5 repetições em cada bloco. A implantação parcial do sistema de tráfego controlado aumentou a resistência do solo a penetração em locais onde ocorreu o tráfego das máquinas, porém não atingiu valores críticos. O sistema radicular da soja apresentou maior comprimento na camada entre 0,10-0,30 m no tratamento sem tráfego, que apresentou produtividade de grãos 7 % maior que o tratamento com tráfego máximo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v18i2.50693