Resistência do solo a penetração e desenvolvimento radicular da soja sob sistema plantio direto com tráfego controlado de máquinas agrícolas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v18i2.50693Abstract
O tráfego intenso de máquinas agrícolas de grande porte sob condições de elevada umidade do solo induz a ocorrência da compactação. A ausência de mobilização em áreas manejadas sob sistema plantio direto pode fazer com que esta compactação permaneça por longo tempo. Ordenar o tráfego de máquinas agrícolas (tráfego controlado) é uma de mitigar as perdas de produtividade das culturas associadas a compactação do solo e incrementar o rendimento operacional das máquinas agrícolas. Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar as modificações imposta pelo tráfego controlado de máquinas na resistência do solo a penetração, no desenvolvimento do sistema radicular e na produtividade da soja. O solo do local é classificado como Latossolo Vermelho com textura muito argilosa. Os tratamentos investigados foram: (a) Sem tráfego de máquinas (ST); (b) Tráfego de pulverizador (TP) e (c) Tráfego intenso, acumulando passagens de pulverizador e de conjunto trator-semeadora (TI). O delineamento experimental foi o de blocos inteiramente casualizados, com 3 blocos e 5 repetições em cada bloco. A implantação parcial do sistema de tráfego controlado aumentou a resistência do solo a penetração em locais onde ocorreu o tráfego das máquinas, porém não atingiu valores críticos. O sistema radicular da soja apresentou maior comprimento na camada entre 0,10-0,30 m no tratamento sem tráfego, que apresentou produtividade de grãos 7 % maior que o tratamento com tráfego máximo.
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