AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DO COBRE EM DOIS SOLOS NATURAIS COM DIFERENTES FAIXAS DE pH – Uma abordagem com plantas e organismos edáficos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v17i1.47554Abstract
O objetivo do trabalho é avaliar os efeitos da calagem na toxicidade do cobre, sobre a germinação de plantas e na biota do solo. Foram realizados testes ecotoxicológicos de germinação de sementes, nos quais foram utilizadas as espécies Avena sativa e Vicia villosa, bem como teste de fuga com organismos testes da espécie Enchytraeus crypticus. Os tratamentos consistiram em doses crescentes (0; 10, 40, 80, 160 e 320 mg kg-1) de sulfato de cobre (CuSO4), em Latossolo e Neossolo com pH corrigido e não corrigido. A exposição de sementes de A. sativa e V. villosa a doses crescentes de CuSO4 não expressou efeito tóxico na taxa de germinação (P>0,05), independente da correção do pH. Foi observado fuga significativa para o Latossolo já na primeira dose avaliada, enquanto no Neossolo também houve fuga significativa, porém, com variação das doses de acordo com a correção do pH. Deste modo, a contaminação de diferentes tipos de solos naturais com CuSO4 não afeta a taxa de germinação das sementes, mas apresenta alta toxicidade para enquitreídeos E. crypticus.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
