COMPONENTES DE RENDIMENTO E PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO COMUM SUBMETIDO À INOCULAÇÃO E CO-INOCULAÇÃO COM ESTIRPES DE Rhizobium tropici E Azospirillum brasilense
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v17i1.47409Abstract
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência da inoculação e co-inoculação com bactérias do gênero Rhizobium e Azospirillum sobre os componentes de produção e produtividade do feijoeiro comum. O experimento foi realizado no ano de agrícola de 2015/2016 em delineamento de blocos casualizados com 5 repetições e 4 tratamentos: T1= Testemunha (sem inoculação); T2= Inoculação com Rhizobium tropici; T3= Inoculação com Azospirillum brasilense e T4= Co-inoculação com Rhizobium tropici + Azospirillum brasilense. Os componentes de produção avaliados foram: altura de plantas (cm), diâmetro do colmo (cm), número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de cem grãos (g) e produtividade (kg ha-1). Os tratamentos com inoculação apresentaram plantas maiores e maior número de vagens por planta do que a testemunha. A inoculação, independente do microrganismo utilizado, aumentou a altura das plantas e o número de vagens por planta. A co-inoculação com Rhizobium tropici + Azospirillum brasilense apresentou a maior massa de cem grãos (25,33 g) e a maior produtividade (2448,45 kg ha-1).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
