SIMULAÇÃO DAS COTAS DE EXTRAVASAMENTO PELO USO DA MODELAGEM HIDROLÓGICA E HIDRÁULICA EM UM TRECHO DO RIO MEIA PONTE – GO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v16i3.46878Abstract
A avaliação do risco de inundação através da simulação hidráulica, por meio de vazões de projeto, permite identificar a necessidade de atividades de monitoramento, bem como otimizar os sistemas de alertas de inundações. Diante desse contexto, este trabalho teve por objetivo, analisar a possibilidade de extravasamento do rio Meia Ponte, localizado na cidade de Goiânia, Goiás, buscando contribuir para uma melhor ordenação do espaço urbano. Para isso, foram utilizados o modelo hidráulico HEC-RAS e dados da estação fluviométrica Montante de Goiânia, simulando tempos de retorno de 100, 500 e 1000 anos. As vazões para tempos de retorno de 100 anos (182,9 m³/s), 500 anos (219,8 m³/s) e 1000 anos (235,6 m³/s) implicam na elevação da linha de água para 3,53 metros, 3,78 metros e 4,38 metros na seção de régua (S1) e para 4,38 metros, 4,67 metros e 4,78 metros na seção normal (S2) da estação fluviométrica supracitada. Os resultados obtidos sugerem que as vazões simuladas não irão atingir cotas acima de 6,0 metros das réguas linimétricas nas seções da estação fluviométrica considerada, as quais controlam as vazões nesse trecho do rio Meia Ponte.
Palavras-chave: Inundação, tempo de retorno, vazões de projeto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.