EFEITO DE DOSES CRESCENTES DE NITROGÊNIO INCORPORADO OU EM SUPERFÍCIE NA PRODUTIVIDADE DE MILHO

Authors

  • Andressa Peruzzo UNOESC
  • Leticia Lunelli UNOESC
  • Mauricio Vicente Alves Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Cristiano Nunes Nesi Unoesc - Xanxerê

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v16i2.44442

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses crescentes de nitrogênio (N) incorporado ao solo ou aplicado em superfície, nos componentes do rendimento da cultura do milho. O estudo foi desenvolvido no município de São Domingos sob um delineamento experimental inteiramente ao acaso com quatro repetições em parcelas subdivididas. Na parcela, foi adotado o modo de aplicação de N (incorporado ou em superfície do solo), sempre ao lado da linha de plantio. Na Subparcela, foram avaliadas quatro doses de N aplicado na forma de ureia no estádio V4 da cultura, sendo: testemunha, sem aplicação de N; 66 kg ha-1 de N; 132 kg ha-1 de N e 198 kg ha-1 de N. O híbrido utilizado foi o DKB 240 VT PRO2. O número de fileiras por espiga aumentou de forma linear para nitrogênio incorporado e não incorporado. As demais variáveis apresentaram resposta quadrática quando o nitrogênio foi incorporado ao solo e resposta linear quando o N não foi incorporado, exceto para a massa de mil grãos. O máximo rendimento de grãos foi obtido com 127,3 kg ha-1 de N incorporado ao solo e incremento de 11,5 kg ha-1 de milho para cada kg ha-1 de N aplicado em superfície.

Author Biographies

Andressa Peruzzo, UNOESC

Eng. Agrônoma. Cereais Peruzzo Ltda.

Mauricio Vicente Alves, Universidade do Oeste de Santa Catarina

É técnico em agropecuária formado pela Escola Agrotécnica Federal de Concórdia em 1997. Fez graduação em Agronomia (2004) e mestrado em Ciências do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Concluiu o doutorado em ciências do solo pela Universidade Federal de Lavras 2010. Foi professor horista da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) onde participou de vários trabalhos de pesquisa e orientações de alunos, coordenação de projetos e ministrou todas as disciplinas de solo e mecanização agrícola por 30 meses. Foi professor horista do Centro Universitário Barriga verde - UNIBAVE onde ministrou as disciplinas de Propriedades químicas e físicas e Levantamento e Classificação de solos. Fez Pós - Doutorado na UTFPR campos Dois Vizinhos, com área de concentração em biologia e física do solo. Atualmente é professor de solos da UNOESC nos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biologia do Solo e Física do solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: macrofauna, fauna do solo, mesofauna, tratamento de resíduos, adubação orgânica, plantio direto, atributos físicos do solo, relação da física do solo com a macrofauna do edáfica.

Cristiano Nunes Nesi, Unoesc - Xanxerê

Professor da unesc de estatistica e funcionario da EPAGRI - SC

Published

2016-05-13

How to Cite

Peruzzo, A., Lunelli, L., Alves, M. V., & Nesi, C. N. (2016). EFEITO DE DOSES CRESCENTES DE NITROGÊNIO INCORPORADO OU EM SUPERFÍCIE NA PRODUTIVIDADE DE MILHO. Scientia Agraria, 16(2). https://doi.org/10.5380/rsa.v16i2.44442

Issue

Section

Soil Science