NUTRITIONAL PROPERTIES AND ADVERSE EFFECTS OF “GOJI BERRY” - (Lycium barbarum L.)

Autores

  • Juno Ceniz Fernandes SILVA Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
  • Cláudia Helena DEGÁSPARI Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v15i3.39992

Palavras-chave:

Lycium barbarum L., goji berry, ácido ascórbico 2-O-β-D-Glucopiranosílico, zeaxantina, efeitos adversos goji berry.

Resumo

A ‘’goji berry’’ (Lycium barbarum L.) tem seus primeiros relatos na China onde era utilizada como planta medicinal. A “goji berry” é um fruto com um grande potencial antioxidante devido à presença de flavonoides, além de ser fonte de um análogo do ácido ascórbico denominado ácido ascórbico 2-O-β-D-Glucopiranosílico ou AA2βG, bem como ser fonte natural do carotenoide zeaxatina. Apresenta também polissacarídeos específicos que se mostram eficientes no aumento da atividade de enzimas antioxidantes. Nos dias atuais chegou ao mercado com a promessa de emagrecimento. Estudos realizados com uma bebida à base do suco desta fruta apontaram para uma possível diminuição da circunferência abdominal em indivíduos que fizessem o uso diário desta bebida. No entanto, as propriedades do ácido ascórbico 2-O-β-D-Glucopiranosílico (eficaz no tratamento da Desordem Osteogênica de Shionogi (DOS)), e a zeaxantina (importante aliado na prevenção da Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI)), não são devidamente valorizados pela área de saúde até o momento. Cuidados devem ser tomados com a ingestão da fruta, pois pode levar a alergia pacientes que já tenham sido sensibilizados com o tomate, além de apresentar alguma interação com medicamentos antiplaquetários, diminuindo sua eficácia. A procedência de produto também deve ser conhecida visto que se encontrou níveis alterados de metais e pesticidas em amostras desidratadas de “goji berry” analisadas na Espanha.

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Como Citar

SILVA, J. C. F., & DEGÁSPARI, C. H. (2014). NUTRITIONAL PROPERTIES AND ADVERSE EFFECTS OF “GOJI BERRY” - (Lycium barbarum L.). Visão Acadêmica, 15(3). https://doi.org/10.5380/acd.v15i3.39992

Edição

Seção

Artigos