PHYSICAL AND CHEMICAL CHARACTERISTICS AS PARAMETERS FOR QUALITY CONTROL OF PLANT MATERIAL Rhamnus sphaerosperma var. pubescens
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v14i2.30774Palavras-chave:
Rhamnus sphaerosperma var. pubescens, controle de qualidade, antraquinonas.Resumo
A espécie vegetal Rhamnus sphaerosperma var. pubescens, que é nativa no Brasil, apresenta um grande potencial farmacológico por ser enquadrada no gênero Rhamnus, e possui poucos estudos relatam suas propriedades biológicas, e ainda não foram descritos os parâmetros físico-químicos para o controle de qualidade da matéria-prima vegetal desta espécie. Sendo assim, neste trabalho, os parâmetros físico-químicos, como o teor de umidade, cinzas totais e insolúveis em ácido foram determinados pela primeira vez para esta espécie. Também foi realizada a prospecção fitoquímica, que indentificou a presença marcante de compostos antraquinônicos, que podem ser utilizados como marcadores químicos. Análises microquímicas também foram realizadas, e confirmaram características estruturais presentes em caules e folhas, que já haviam sido descritas na literatura em análises morfonatômicas. Os extratos e frações de caules e folhas deste vegetal também não apresentaram toxicidade em métodos preliminares em Artemia salina e hemólise, sendo, de maneira geral, conisderados atóxicos nestes métodos, o que permite a sequência com estudos farmacológicos e toxicológicos que comprovem a segurança e eficácia destes extratos, para a obtenção de medicamentos fitoterápicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.