Mapeamento de anomalias de drenagem: indícios de controle litológico e estrutural na bacia hidrográfica do Cotia, em Cotia – SP, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/abequa.v1i2.13973Palavras-chave:
anomalias de drenagem, fotointerpretação, captura de drenagemResumo
Este trabalho busca analisar o cenário geomorfológico da bacia hidrográfica do Cotia, em Cotia (SP). O objetivo da pesquisa é a investigação da configuração da rede de drenagem do alto curso do rio em questão, localizado na Reserva Florestal do Morro Grande (RFMG), no qual são encontradas anomalias de drenagem, com destaque para uma sequência de inflexões de 90° no canal. A área de estudo está inserida regionalmente no planalto de Ibiúna, um compartimento geomorfológico constituído por morros e espigões alongados de média a alta declividade, com altitudes que variam de 860 a 1.075 metros. Essa unidade é composta por granitos, gnaisses e migmatitos neoproterozóicos, os quais poderiam indicar a influência de sistemas de juntas no traçado da drenagem. Além da influência litológica como potencial controlador dessa rede, há o fator estrutural, expresso pela ocorrência de falhas transcorrentes, integrantes da Zona de Cisalhamento de Caucaia, que atravessam o Cotia em direção NE-SW. Como métodos de investigação da área, foram adotadas técnicas de fotointerpretação e mapeamento digital (em escalas 1:25.000 e 1:50.000, respectivamente), com o intuito de identificar feições geomorfológicas que contribuam para a compreensão dos processos envolvidos na configuração atual dessa rede de drenagem.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Quaternary Environmental Geosciences adota a Licença Creative Commons, CC BY 4.0 Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, fazer download, copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, para qualquer fim, com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à Quaternary Envronmental Geosciences.
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais assinada pelos autores.
