RELIGIÃO E “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v5i2.49693

Palavras-chave:

Religião, política, gênero, educação.

Resumo

O artigo evidencia a influência de entidades e líderes religiosos na elaboração do Plano Municipal de Educação de Campo Mourão, município localizado no centro oeste do estado do Paraná. Busca-se evidenciar as disputas e formas de mobilização da população contra a "ameaça" exercida pelo que determinadas instituições religiosas passaram a denominar “Ideologia de gênero”. A análise coloca em questão a presença da religião no espaço público, problematizando os movimentos e disputas políticas que têm sido protagonizados por agentes religiosos, inclusive na esfera da política institucional, em relação aos direitos reprodutivos e sexuais, assim como nas questões de gênero, trazendo repercussões também para o campo da educação.

Biografia do Autor

Amanda Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná

State University of Paraná

Cristina Satiê de Oliveira Pátaro, Universidade Estadual do Paraná

Docente da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão (Unespar). Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), do qual atuou como vice-coordenadora na gestão 2013-2016, do Mestrado em História Pública (PPGHP) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Possui Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi Diretora de Pesquisa da Universidade Estadual do Paraná (2013-2017), Bolsista Produtividade pela Fundação Araucária (2014-2016, 2018-2019) e Chefe da Seção de Pesquisa e Pós-Graduação do campus de Campo Mourão da Unespar (2010-2013). Temáticas de interesse: desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens; juventudes, identidades e projetos de vida; ética, valores e formação moral; formação de professores e metodologias de ensino; cognição, afetividade e cultura; metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias educacionais; psicologia e educação. (Fonte:http://lattes.cnpq.br/6663293423459196. Acessado em 20/01/2021)

Frank Antonio Mezzomo, Universidade estadual do Paraná

Graduação em Filosofia e Especialização em História Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Mestrado e Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Associado na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atuando nos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, História Pública e Mestrado Profissional em Ensino de Historia. Exerceu funções administrativas como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, coordenador do PPG Interdisciplinar, coordenação institucional do PIBIC/CNPq. Compõe o Comitê Assessor de Ciências Humanas da Fundação Araucária desde 2014, atuando como coordenador na gestão 2020/2024. Editor da Revista NUPEM, líder do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder. Desenvolve pesquisas com as temáticas de religião, política, (auto)biografia, cultura e sociedade, em diálogos com a Antropologia, Sociologia e História. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/3360323221539136. Acessado em 20/01/2021)

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Publicado

2016-12-11

Como Citar

Ribeiro, A., Pátaro, C. S. de O., & Mezzomo, F. A. (2016). RELIGIÃO E “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE). Revista Relegens Thréskeia, 5(2), 56–70. https://doi.org/10.5380/rt.v5i2.49693

Edição

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Seção Temática