Open Journal Systems

CIDADE, CULTURA E A DISPUTA PELO DIREITO AO ESPAÇO: SEGREGAÇÃO URBANA DAS COMUNIDADES DE TERREIRO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA

Mary Anne Vieira SILVA, Rodolfo Ferreira Alves PENA

Resumo


A presente comunicação é resultado dos projetos de pesquisa Igbadu: Territórios, gênero e história dos candomblés de Goiânia (FAPEG/SEMIRA) e Mães de santo: domínios territoriais, sociais e históricos do sagrado em Goiânia - GO (FAPEG/SEMIRA) e prima por apresentar resultados preliminares dos estudos referentes às religiões de matriz africana em Goiás. Neste caso, o foco será a Região Metropolitana de Goiânia, evidenciando os processos inerentes à dinâmica espacial urbana. Neste texto, primeiramente recorre-se aos apontamentos teóricos conceituais sobre cidade, expansão e a lógica de produção do espaço. Em segundo, enfatiza-se a dinâmica da formação da capital Goiânia, bem como, de forma preliminar, a sua região imediata. A partir desta lógica o candomblé será enfocado por um processo de luta que reivindica os espaços de pertença e que leve ao questionamento das formas de poder vigentes na sociedade.

Palavras-chave


Região Metropolitana de Goiânia; Candomblé; Expansão Urbana

Texto completo:

PDF

Referências


CARLOS, Ana Fani A. A Cidade. 7ª ed. –São Paulo: Contexto, 2003.

CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. 2ª ed. –Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

DUSSEL, Enrique. 1492: O Encobrimento do Outro. A origem do "mito da modernidade". São Paulo: Vozes, 1993.

FREITAS, Cesar A. Labre Lemos de.Vale dos sonhos: movimentos sociais urbanos e disputa pelo espaço em Goiânia.Dissertação de Mestrado, IESA/UFG: Goiânia, 2004.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade: Curso no College de France (1975-1976). 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

RAMOS, Marcos Paulo de Melo. A Negativação Semântica das Religiões de Matriz Africana a Partir do Discurso Evangélico–Anápolis, 2007. Monografia -Graduação em História, Universidade Estadual de Goiás.

SCARAMAL, E. Projeto ABEREM -África no Brasil, estudos de comunidades, religiosidades e territórios. In: I seminário de pesquisa dos professores da UNUCSEH.Anápolis, FUEG -UNUCSEH, 2007. v 1. p.18-20.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v24i0.26207