DIÁLOGOS ENTRE A GEOGRAFIA CULTURAL E A ARTE-EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v22i0.21777Palavras-chave:
Arte-educação, Geografia Cultural, representação, percepção, fotografia.Resumo
A temática deste artigo está centrada na questão da representação do espaço, através da qual buscamos trabalhar dois objetivos centrais. No primeiro deles está a compreensão e análise dos resultados imagéticos produzidos a partir de uma experiência educacional em arte, que se pautou na utilização da linguagem fotográfica, e teve como público-alvo um grupo de moradores da periferia da cidade de Paranaguá, no litoral do Paraná. O segundo objetivo foi destacar as possibilidades da fotografia, enquanto elemento relevante para contribuir na compreensão das leituras do espaço fundamentadas em reflexões advindas da corrente da geografia humanística-cultural. A metodologia de trabalho mesclou a análise de informações empíricas, baseadas nas imagens produzidas pelo grupo pesquisado; bem como a revisão bibliográfica, a partir das obras de Ana Mae Barbosa, Giulio Carlo Argan, Yi-fu Tuan, Serge Moscovici, Jean-François Staszak e Boris Kossoy. Aponta-se como resultado desta análise a vasta possibilidade que a fotografia pode trazer, no sentido de contribuir para a leitura e interpretação do espaço, tanto no aspecto físico, mas em especial nos aspectos da subjetividade humana e da construção social.
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