DIÁLOGOS ENTRE A GEOGRAFIA CULTURAL E A ARTE-EDUCAÇÃO

Autores

  • Carlos Weiner Mariano de SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v22i0.21777

Palavras-chave:

Arte-educação, Geografia Cultural, representação, percepção, fotografia.

Resumo

A temática deste artigo está centrada na questão da representação do espaço, através da qual buscamos trabalhar dois objetivos centrais. No primeiro deles está a compreensão e análise dos resultados imagéticos produzidos a partir de uma experiência educacional em arte, que se pautou na utilização da linguagem fotográfica, e teve como público-alvo um grupo de moradores da periferia da cidade de Paranaguá, no litoral do Paraná. O segundo objetivo foi destacar as possibilidades da fotografia, enquanto elemento relevante para contribuir na compreensão das leituras do espaço fundamentadas em reflexões advindas da corrente da geografia humanística-cultural. A metodologia de trabalho mesclou a análise de informações empíricas, baseadas nas imagens produzidas pelo grupo pesquisado; bem como a revisão bibliográfica, a partir das obras de Ana Mae Barbosa, Giulio Carlo Argan, Yi-fu Tuan, Serge Moscovici, Jean-François Staszak e Boris Kossoy. Aponta-se como resultado desta análise a vasta possibilidade que a fotografia pode trazer, no sentido de contribuir para a leitura e interpretação do espaço, tanto no aspecto físico, mas em especial nos aspectos da subjetividade humana e da construção social.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Como História da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2007.

__________________. Arte-Educação Contemporânea ou Culturalista. In: RIBEIRO, José Mauro Barbosa (Org.). Trajetória e políticas para o ensino das artes no Brasil: anais do XV Confaeb. Edições MEC-Unesco. Brasília, 2009.

BENÉVOLO, Leonardo. A cidade e o arquiteto.Trad. Attílio Cancian. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1991.

DUBOIS, Phillipe. El Acto Fotográfico; de la Reprensentación a la Recepición. Barcelona: Paidós, 1986.Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. ITCP –UFPR Litoral. Diagnóstico Sócio Econômico da Vila Santa Maria. Matinhos, UFPR Litoral, 2008.

KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editora, 2002.

KOZEL, Salete.Mapas Mentais –Uma Forma de Linguagem: Perspectivas Metodológicas.IN: KOZEL, Salete; SILVA, Josué da Costa; GIL FILHO, Sylvio Fausto.(Orgs). Da percepção e Cognição à representação: Reconstruções Teóricas da Geografia Cultural e Humanista. São Paulo: Terceira Margem; Curitiba: NEER, 2007.

LIMA, Elizabeth.Acerca das cartografias cidadianas de lucimarbello da Vila Olímpia, 2006. Disponível em:<http://www.lucimarbello.com.br>.Acessado em : maio de 2009.SÁ, Celso Pereira de. A Construção do Objeto dePesquisa em Representações Sociais, Rio de Janeiro: EdUERJ,1998.

SAHR, Wolf-Dietrich. Signos e Espaço Mundos –A Semiótica da Espacialização na Geografia Cultural.IN: KOZEL, Salete; SILVA, Josué da Costa.; GIL FILHO, Sylvio Fausto.(Orgs). Da percepção eCognição à representação: Reconstruções Teóricas da Geografia Cultural e Humanista. São Paulo: Terceira Margem; Curitiba: NEER, 2007. SANTOS, Milton.

METAMORFOSES DO ESPAÇO HABITADO -Fundamentos Teórico e metodológico da geografia.São Paulo: Hucitec, 1988.

STASZAK Jean-François, Géographies de Gauguin. Genebra: Editora Editions Bréal, 2003.

MOSCOVICI, Serge. La Representación Social: Um Concepto Perdido. In: IEP –Instituto de Estudios Peruanos Taller Interactivo: Prácticas y Representaciones de la Nación, Estado y Ciudadanía en el PerúLima,2002.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente.São Paulo: Difel, 1980.

TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2006.

Downloads

Publicado

2011-06-26

Como Citar

SOUZA, C. W. M. de. (2011). DIÁLOGOS ENTRE A GEOGRAFIA CULTURAL E A ARTE-EDUCAÇÃO. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 22. https://doi.org/10.5380/raega.v22i0.21777

Edição

Seção

Artigos