CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO E FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA BACIA DO RIO PEQUENO – PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v21i0.17402Palavras-chave:
Solo, vegetação, declividade, árvore de probabilidadeResumo
O presente trabalho teve como objetivo caracterizar o meio físico e formas de uso e ocupação do solo da bacia do rio Pequeno, situada no município de São José dos Pinhais – Estado do Paraná, analisando condições de uso atual em contraste com as características naturais do meio físico. Nas análises realizadas entre 2000 e 2006, envolvendo a integração dos dados obtidos, geotecnologias e elaboração de mapas, verificou-se que: (a) a área ocupada com vegetação natural foi reduzida em 11%, tornando o local mais sensível à exposição dos processos erosivos; (b) a urbanização aumentou 2% concentrando-se no encontro das águas do Rio Pequeno com o rio Iguaçu; (c) as atividades agrícolas intensificaram em solos frágeis (Organossolos) o que ocasiona inúmeros impactos negativos.
Referências
ANDREOLI, C.V.; DALARMI, O.; LARA, A.I.; ANDREOLI, F.N. Mananciais de Abastecimento do Sistema Integrado da Região Metropolitana de Curitiba –RMC. In. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 9., 2000, Porto Seguro, BA. Anais...Porto Seguro, BA, 2000. p. 196-205.
BRISKI, S. J. Análise do meio físico como suporte ao planejamento ambiental e gestão territorial do alto curso da bacia hidrográfica do rioIguaçu –PR (considerando os aspectos geológicos, geomorfológicos e hidrogeológicos). 2004. 206 f. Dissertação (Mestrado em Geologia). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.
CAIXETA-FILHO, J.V. Pesquisa operacional: técnicas de otimização aplicadas a sistemas agroindustriais. São Paulo: Atlas, 2001. 171p.
CHUEH, A. M. Análise do uso do solo e degradação ambiental na bacia hidrográfica do rio Pequeno –São José dos Pinhais/PR, por meio do diagnóstico físico-conservacionista –DFC. 2004. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.
COMEC –Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná. Cartas planialtimétricas, 1:10.000, 1976. EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisade Solos. (Rio de Janeiro –RJ). Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 1. ed. Brasília: Embrapa Produção de Informação; Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 1999. 412 p.
IBGE –Cidades@2006. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2008.
INPE –Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. SPRING Realise, versão 4.2.São Paulo, 2007, conceitos cartográficos.
LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos.São Paulo: Oficinas de Textos, 2002, 178p.
MAACK, R. Geografia Física do Estado do Paraná.2ª ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1968. 450p.ODUM, E. P. Ecologia.Rio de Janeiro: Guanabara, 1983, 434p.
ROSS, J. L. S. Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. Revista do departamento de geografia, São Paulo, n. 08, p. 63-74. 1994.
ROSTAGNO, L. S. C. Caracterização de uma paisagem na área de influência do reservatório da usina hidrelétrica do Funil, Ijaci-MG.1999. 66 f. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de plantas). Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999.
SANTOS, A. F. Práticas da Agricultura Familiar, o Uso e Ocupação do Solo e Qualidade da Água: a Bacia Hidrográfica do Rio Pequeno –São José dos Pinhais-PR.2006. 213 f. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
SOARES, M. R. G. J. Potencial de uso agrícola e fragilidade ambiental como instrumentos voltados ao planejamento da bacia do rio Pequeno–Paraná. 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.