Efeitos de seis manipulações experimentais sobre a aprendizagem de uma nova resposta de fuga
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v10i2.7683Palavras-chave:
desamparo aprendido, respostas de fuga, ratosResumo
Denomina-se desamparo aprendido o efeito deletério da exposição prévia a situações aversivas incontroláveis sobre a aquisição de novas respostas. Este estudo investigou o efeito de seis manipulações experimentais sobre a aquisição de uma resposta de fuga. Quarenta e oito ratos foram distribuídos em seis grupos de oito. Cada sujeito foi submetido a três sessões experimentais. Na primeira sessão, conforme o grupo a que pertencia, ou o animal recebia choques elétricos que podia interromper, ou recebia choques que só podiam ser interrompidos por outro sujeito, ou não recebia tratamento aversivo. Na segunda sessão, metade dos animais recebia choques incontroláveis e a outra metade não recebia estimulação elétrica. Na terceira sessão, todos os sujeitos tinham a possibilidade de desligar os choques. Os sujeitos que puderam interromper a apresentação dos estímulos na primeira sessão, mesmo aqueles que receberam choques incontroláveis na sessão seguinte, aprenderam a resposta de fuga na última sessão, o que não se verificou entre os animais submetidos inicialmente à incontrolabilidade. Estes resultados replicam o que se obtém normalmente em pesquisas que tratam do desamparo aprendido. Porém, o fraco desempenho dos sujeitos que não receberam choques nas duas primeiras sessões coloca em questão a contingência utilizada para testar a aprendizagem.
Palavras-chave: desamparo aprendido; respostas de fuga; ratos.
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