Formação em Avaliação Psicológica: uma análise das disciplinas
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v10i2.7681Palavras-chave:
avaliação psicológica, testes psicológicos, ensino de testesResumo
O presente estudo objetivou investigar os conteúdos e disciplinas relacionadas à avaliação psicológica a partir da análise de 41 ementas de universidades brasileiras, sendo 71,7% privadas e 28,3% públicas. As ementas foram consultadas nos sites das instituições de ensino superior. Os resultados revelaram que há uma nomenclatura variada para as disciplinas; que 78% das ementas são de disciplinas oferecidas até o 4º semestre; e que os conteúdos prioritariamente trabalhados são técnicas de avaliação e aplicação, mensuração psicológica e técnicas projetivas. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos, com a ampliação do número de ementas consultadas e com outros critérios de análise, a fim de se promover maior reflexão e discussão a respeito da formação em avaliação psicológica.
Palavras-chave: avaliação psicológica; testes psicológicos; ensino de testes.
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