Open Journal Systems

Formação em Avaliação Psicológica: uma análise das disciplinas

Ana Paula Porto Noronha

Resumo


O presente estudo objetivou investigar os conteúdos e disciplinas relacionadas à avaliação psicológica a partir da análise de 41 ementas de universidades brasileiras, sendo 71,7% privadas e 28,3% públicas. As ementas foram consultadas nos sites das instituições de ensino superior. Os resultados revelaram que há uma nomenclatura variada para as disciplinas; que 78% das ementas são de disciplinas oferecidas até o 4º semestre; e que os conteúdos prioritariamente trabalhados são técnicas de avaliação e aplicação, mensuração psicológica e técnicas projetivas. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos, com a ampliação do número de ementas consultadas e com outros critérios de análise, a fim de se promover maior reflexão e discussão a respeito da formação em avaliação psicológica.

 

Palavras-chave: avaliação psicológica; testes psicológicos; ensino de testes.


Palavras-chave


avaliação psicológica; testes psicológicos; ensino de testes

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v10i2.7681