Reflexões sobre a extensão universitária e a participação da psicologia num programa de prevenção ao abuso de álcool e outras drogas
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v1i1.7641Resumo
A extensão universitária vem a cada dia ocupando seu espaço como atividade acadêmica capaz de produzir conhecimento a partir da interação entre o conhecimento científico e o conhecimento popular nas ações comunitárias. A postura interdisciplinar que dá suporte ao encaminhamento teórico metodológico do Programa de Extensão Universitária “Prevenção ao Abuso de Álcool e Uso de Outras Drogas” permite, neste artigo, refletir sobre a importância da participação do profissional da Psicologia como membro de uma equipe multiprofissional que pensa a prevenção primária como função educadora e de cidadania para a construção coletiva de um conceito e uma cultura de saúde mental. Reforça, com isso, a necessária ampliação da sala de aula para os espaços comunitários, na qual o acadêmico em formação pode experienciar saberes teóricos e metodológicos enriquecedores para sua adequada formação, pela reflexão compartilhada com outros acadêmicos e profissionais de distintas áreas do conhecimento.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.