Maternidade em idade avançada: aspectos teóricos e empíricos

Autores

  • Aline Grill Gomes UFRGS
  • Tagma Marina Schneider Donelli UFRGS
  • Cesar Augusto Piccinini UFRGS
  • Rita de Cássia Sobreira Lopes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.5242

Palavras-chave:

maternidade em idade avançada, gestação, alto risco

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o tema da maternidade em idade avançada, examinando os aspectos teóricos e empíricos da gestação após os 35 anos, tanto sob a perspectiva médica quanto psicológica. De modo geral, a medicina considera esta idade como ponto de corte para incluir as gestantes em um grupo de alto risco, prevendo uma série de complicações possíveis tanto para o bebê como para a mulher. No entanto, sabe-se que existem outros fatores capazes de intensificar ou amenizar o risco de uma gestação a partir desta idade. No contexto da maternidade após os 35 anos, é importante que os profissionais da saúde orientem-se por uma abordagem que transcenda o critério exclusivo da idade, e considerem os diversos fatores envolvidos no desenrolar de uma gestação segura e tranqüila, tais como as condições clínicas de mãe e bebê, e as condições emocionais da mãe para lidar com as demandas emocionais provocadas pela gravidez.

 

Palavras-chave: maternidade em idade avançada; gestação; alto risco.

Biografia do Autor

Aline Grill Gomes, UFRGS

Doutoranda no PPG - Psicologia da UFRGS, sob orientação do Prof.º César A. Piccinini.

Tagma Marina Schneider Donelli, UFRGS

Doutoranda no PPG - Psicologia da UFRGS, sob orientação da Prof.ª Rita Sobreira Lopes.

Cesar Augusto Piccinini, UFRGS

Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade de Londres; Professor do PPG Psicologia da UFRGS; Pesquisador CNPq.

Rita de Cássia Sobreira Lopes, UFRGS

Doutora pela University College London (Inglaterra) e Professora do PPG Psicologia da UFRGS.

Downloads

Como Citar

Gomes, A. G., Donelli, T. M. S., Piccinini, C. A., & Lopes, R. de C. S. (2008). Maternidade em idade avançada: aspectos teóricos e empíricos. Interação Em Psicologia, 12(1). https://doi.org/10.5380/psi.v12i1.5242

Edição

Seção

Artigos