Revisão sistemática de estudos qualitativos brasileiros com pessoas diagnosticadas como deficientes intelectuais.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.48268

Palavras-chave:

Revisão literatura, metodologia, deficiência intelectual, psicologia, cultura

Resumo

Foram revisadas metodologias qualitativas em pesquisas brasileiras com indivíduos Deficientes
Intelectuais (DI) publicadas nos últimos 16 anos, a fim de propor avanços metodológicos
sobre produção de si em narrativas, a partir de críticas de pesquisadores culturais. As buscas
foram feitas no Portal de Periódicos da CAPES, Google acadêmico e contato com pesquisadores,
resultando em 20 estudos. Os resultados indicaram metodologias inovadoras e informam
sobre condições de socialização inclusiva, na contemporaneidade brasileira. Para avançar no
estudo de metodologias, sugerimos pesquisas em Teoria Fundamentada, a participação de
pessoas com DI na análise e estudos sobre emoções.

 

Biografia do Autor

Fabiola Ribeiro de Souza, Universidade de Brasília

Doutorando em psicologia , na área de processos de desenvolvimento humano e cultura da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

11-07-2017

Como Citar

Souza, F. R. de, & Barbato, S. (2017). Revisão sistemática de estudos qualitativos brasileiros com pessoas diagnosticadas como deficientes intelectuais. Interação Em Psicologia, 21(1). https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.48268

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura