Descrição de efeitos de um procedimento de intervenção em grupo com universitários: um estudo piloto

Autores

  • Ana Carolina Villares Barral Villas Boas
  • Fabiane Ferraz Silveira
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v9i2.4784

Palavras-chave:

habilidades sociais, grupo de universitários, programa de intervenção

Resumo

Na Terapia Comportamental, o Treinamento em Habilidades Sociais (THS) é utilizado como forma de promover repertórios socialmente desejados que maximizem os ganhos nas interações e possibilitem relações sociais e profissionais mais satisfatórias. Neste trabalho, pretendeu-se verificar os efeitos de uma intervenção em grupo através da avaliação de mudanças comportamentais identificadas após o programa. O estudo foi desenvolvido em uma clínica-escola e dele participaram quatro universitários com queixas de dificuldades interpessoais. Cada membro participou de entrevistas individuais antes e após o programa e respondeu ao Inventário de Habilidades Sociais (IHS). As intervenções constaram de vinte e dois encontros semanais, com aproximadamente duas horas de duração, gravadas e posteriormente transcritas. O procedimento utilizado para avaliar os efeitos da intervenção consistiu na análise de conteúdo das entrevistas pré e pós-intervenção e na análise do IHS conforme categorias descritas no próprio instrumento. Os resultados indicaram a aquisição de alguns repertórios, tais como o autoconhecimento e habilidades de comunicação, apesar de algumas dificuldades terem se mantido ao final do programa. É importante ressaltar que este pretende ser apenas um estudo piloto, sendo necessário, para maiores conclusões, número maior de participantes, delineamento de grupo controle e experimental e avaliações de seguimento.

 

Palavras-chave: habilidades sociais; grupo de universitários; programa de intervenção.

Downloads

Como Citar

Villas Boas, A. C. V. B., Silveira, F. F., & Bolsoni-Silva, A. T. (2005). Descrição de efeitos de um procedimento de intervenção em grupo com universitários: um estudo piloto. Interação Em Psicologia, 9(2). https://doi.org/10.5380/psi.v9i2.4784

Edição

Seção

Artigos