O que dizem crianças sobre os espaços públicos onde brincam.

Autores

  • Paula Sanders Pereira Pinto Universidade Salvador
  • Ilka Dias Bichara Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.47242

Palavras-chave:

crianças, espaços públicos, brincar, cidadania

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como crianças utilizam espaços públicos para brincadeiras,
como se apropriam deles e suas sugestões para tais espaços. Para tanto foram entrevistadas
28 crianças, sete a 11 anos, moradoras de diferentes bairros de Salvador-BA-BR.
Os dados coletados foram analisados qualitativamente, sob a ótica da Psicologia Históricocultural
e da Sociologia da Infância. Os resultados indicam que as crianças brincavam em áreas
planejadas e não planejadas para elas, com predominância de brincadeiras perto de suas
residências. Houve uso criativo dos espaços e dos equipamentos lúdicos, demonstrando
apropriação deles. Participantes sugeriram ampliação da segurança pública e acréscimo de
áreas para brincadeiras. Conclui-se que há uma necessidade de se conhecer as demandas da
infância sob a ótica da própria criança, estimulando-se a cidadania.

Biografia do Autor

Paula Sanders Pereira Pinto, Universidade Salvador

Escola de Saúde. Curso de Psicologia

Ilka Dias Bichara, Universidade Federal da Bahia

Instituto de Psicologia

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Publicado

11-07-2017

Como Citar

Pinto, P. S. P., & Bichara, I. D. (2017). O que dizem crianças sobre os espaços públicos onde brincam. Interação Em Psicologia, 21(1). https://doi.org/10.5380/psi.v21i1.47242

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa