Neuropsicologia e Oncologia Pediátrica: um diálogo em emergência

Autores

  • Izabel Hazin UFRN
  • Danielle Garcia
  • Ediana Rosselly de Oliveira Gomes
  • Bruna Balaban Garcia
  • Débora Sunaly Leite da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v18i3.47034

Palavras-chave:

neuropsicologia, oncologia, desenvolvimento

Resumo

Dados do INCA estimam que anualmente cerca de 11.530 casos de neoplasias são diagnosticados em crianças e adolescentes. O aumento do número de sobreviventes vem crescendo, junto com as sequelas cognitivas decorrentes da doença e de seu tratamento. Nesse sentido, o presente artigo discute acerca da pertinência do estabelecimento de diálogo entre a neuropsicologia e a oncologia. O artigo aborda os dois subtipos de câncer mais comuns na infância e adolescência: os tumores de fossa posterior e a leucemia linfoide aguda. A discussão será ilustrada com resultados oriundos de dois estudos distintos realizados em serviços públicos de referência no tratamento do câncer pediátrico na Região Nordeste do Brasil.

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Publicado

08-06-2016

Como Citar

Hazin, I., Garcia, D., Gomes, E. R. de O., Garcia, B. B., & da Silva, D. S. L. (2016). Neuropsicologia e Oncologia Pediátrica: um diálogo em emergência. Interação Em Psicologia, 18(3). https://doi.org/10.5380/psi.v18i3.47034

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos