Aplicação de Medida Socioeducativa de Semiliberdade para Adolescentes nos Contextos do Brasil e de Portugal

Autores

  • Daniele Dalla Porta Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Amanda Schöffel Sehn Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Aline Cardoso Siqueira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.36113

Palavras-chave:

adolescentes infratores, medida socioeducativa, semiliberdade, instituição

Resumo

O comportamento infrator e a aplicação de medida socioeducativa na adolescência representam uma dimensão relevante de estudo. O presente artigo visou conhecer as características de duas instituições que atendem adolescentes em conflito com a lei. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 44 adolescentes, que cumpriam medida socioeducativa em regime semiaberto em Portugal e no Brasil. A partir da análise de conteúdo, verificou-se que as instituições pesquisadas diferem em seus modelos de funcionamento e regras internas, bem como nas oportunidades oferecidas aos meninos. Estes aspectos refletem as diferenças culturais, socioeconômicas e jurídicas desses países. Entretanto, ambas as instituições possibilitam a ocorrência de processos proximais, favorecendo o desenvolvimento dos adolescentes.

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Publicado

11-10-2016

Como Citar

Dalla Porta, D., Sehn, A. S., & Siqueira, A. C. (2016). Aplicação de Medida Socioeducativa de Semiliberdade para Adolescentes nos Contextos do Brasil e de Portugal. Interação Em Psicologia, 19(2). https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.36113

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa