Escala de Atribuições de Causalidade de Estudantes do Ensino Fundamental (EAVAT-EF)
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v19i3.35635Palavras-chave:
atribuição causal, educação básica, construção de escalaResumo
O presente trabalho teve como objetivo de examinar as propriedades psicométricas de uma escala de
atribuição de causalidade para sucesso e fracasso escolar para alunos do Ensino Fundamental. A
escala foi construída com originalmente 55 itens fechados em forma de escala Likert, de três pontos,
relacionados às dimensões locus e controlabilidade da causa. Foi aplicada a uma amostra de 668
estudantes do Ensino Fundamental. A análise fatorial revelou o bom funcionamento de 35 itens e uma
estrutura bifatorial: fator 1 - causas para fracasso e 2 causas para o sucesso. Os índices de consistência
interna, aferidos pelo Alpha de Cronbach, foram 0,91, respectivamente, para a escala total, 0,92 para o
fator 1 e 0,83 para o 2. A variância total explicada foi de 29,03%. Espera-se que a escala possa ser útil
a pesquisadores e educadores.
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