Déficits Primários e Secundários de Funções Executivas Pós-TCE: análise de dissociações
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v18i3.35456Palavras-chave:
traumatismo cranioencefálico, memória episódica, funções executivas, iniciação, inibiçãoResumo
Este estudo avaliou as associações e dissociações encontradas entre déficits de memória episódica em relação aos de funções executivas e verificou se estes déficits encontrados eram primários ou secundários. Os 81 pacientes pós-Traumatismo Cranioencefálico (TCE) foram avaliados por meio do Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey e do Teste Hayling. Os resultados sugerem que prejuízo na velocidade de controle inibitório pode contribuir para déficit na memória episódica e que as velocidades de iniciação e inibição parecem ser complementares, mas a primeira precede a segunda. Nossos achados ressaltam que os prejuízos executivos provavelmente sejam primários em nossa amostra de pacientes pós-TCE e que estes prejuízos podem causar déficits na memória episódica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.