Relação entre a Renda Mensal e o Desejo de Ter Filhos Procurados no Parceiro Afetivo por Homens e Mulheres Homossexuais e Heterossexuais

Autores

  • Alda Loureiro Henriques Universidade Federal do Pará
  • Karina Nunes Leão Universidade Federal do Pará
  • Myenne Mieko Ayres Tsutsumi Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.33675

Palavras-chave:

orientação sexual, renda mensal, desejo de ter filhos, gênero

Resumo

A eficácia do desempenho sexual, de um modo geral, depende de uma seleção rigorosa de parceiros
feita pelos membros de cada espécie. Entre os humanos, o critério financeiro é um dos aspectos que
caracterizam a diferença sexual na seleção de parceiros. Contudo, o comportamento sexual não pode
ser definido apenas pelos aspectos característicos de pessoas heterossexuais, pois também existem
relacionamentos homossexuais. A partir desta perspectiva, investigou-se, através de um website, as
preferências de homossexuais e heterossexuais por renda mensal e desejo de ter filhos no parceiro.
Constatou-se que os heterossexuais desejam mais ter filhos do que os homossexuais. Além disso, para
ambas as orientações, a “renda mensal” não demonstrou ser um critério seletivo na hora de escolher
um parceiro.

Biografia do Autor

Alda Loureiro Henriques, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 1982. Em 1987, tornou-se especialista em Metodologia da Pesquisa e Teoria do Comportamento também pela UFPA. Em 1992 concluiu seu primeiro mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento novamente pela UFPA e, três anos mais tarde, concluiu seu segundo mestrado em Sciences du Comportment et Neurosciences Cognitives, pela Universite de Toulouse III (Paul Sabatier), em 1995. Desde 2000 é Doutora em Sciences du Comportment et eurosciences Cognitives, também pela Universite de Toulouse III (Paul Sabatier). De 2002 a 2006 foi professora Adjunto II da Universidade Federal do Pará ministrando as disciplinas Bases Biológicas do Comportamento e Observação do Comportameto em Situação Natural. De 2007 à data atual é professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará, ministrando as disciplinas Bases Biológicas do Comportamento e Análise da Interação Professor-Aluno. Suas experiências de pesquisa são na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, em: Dinoponera gigantea, ponerinae, orientação espacial, fidelidade à rota e modalidades sensoriais. Já desenvolveu pesquisas na área da Psicologia Evolucionista, com ênfase no desenvolvimento humano (Investimento Parental), atuando principalmente nos seguintes temas: evolução do cuidado parental em seres humanos, desenvolvimento infantil, sistemas parentais, práticas e crenças de cuidado parental e seleção de parceiros. Atualmente desenvolve pesquisas na área do desenvolvimento humano com ênfase ao comportamento sexual de homens e mulheres homossexuais e heterossexuais e na área de orientação espacial em humanos.

Karina Nunes Leão, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, concentra-se na área de Psicologia Evolucionista, com ênfase em seleção de parceiros e orientação espacial.

Myenne Mieko Ayres Tsutsumi, Universidade Federal do Pará

É aluna da graduação do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Formada em inglês e formada em matemática pelo Kumon Instituto de Educação. Atualmente é orientanda da Professora Doutora Alda Loureiro Henriques, com a qual desenvolve pesquisas relacionadas à sexualidade e à orientação espacial humana, sendo voluntária desde outubro de 2010.

Downloads

Publicado

11-10-2016

Como Citar

Henriques, A. L., Leão, K. N., & Ayres Tsutsumi, M. M. (2016). Relação entre a Renda Mensal e o Desejo de Ter Filhos Procurados no Parceiro Afetivo por Homens e Mulheres Homossexuais e Heterossexuais. Interação Em Psicologia, 19(2). https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.33675

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa