A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais: implementação de práticas inclusivas e aspectos de planejamento educacional
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3310Palavras-chave:
inclusão, necessidades educativas especiais, planejamento escolar, ensino público fundamentalResumo
Entendendo a inclusão enquanto um fenômeno social complexo e que depende essencialmente de planejamento e capacitação dos agentes envolvidos, o presente trabalho teve como objetivo estabelecer condições para que membros da comunidade de uma escola de ensino público fundamental apresentassem atitudes que tornassem o ambiente escolar inclusivo. Para isso foram programadas orientações técnicas para o coordenador pedagógico e para 16 professores durante os horários de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo). Dos professores envolvidos, quatro tinham alunos com necessidades educativas especiais e, com eles, foram desenvolvidas ações em sala de aula envolvendo todos os alunos. Com os pais desses alunos foram apresentadas orientações durante as reuniões bimestrais. Os procedimentos utilizados para a implementação das ações foram reuniões para orientações técnicas e observação participante em sala de aula. Os principais resultados registrados estão relacionados à apresentação de atitudes menos segregatórias e mais inclusivas pelos membros da comunidade escolar. Os resultados reforçam a idéia da necessidade de planejamento escolar para que o processo de inclusão no ensino fundamental tenha possibilidades de sucesso.
Palavras-chave: inclusão; necessidades educativas especiais; planejamento escolar; ensino público fundamental.
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