A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais: implementação de práticas inclusivas e aspectos de planejamento educacional

Autores

  • Ana Claudia Moreira Almeida-Verdu
  • Maristela Couto Fernandes
  • Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3310

Palavras-chave:

inclusão, necessidades educativas especiais, planejamento escolar, ensino público fundamental

Resumo

Entendendo a inclusão enquanto um fenômeno social complexo e que depende essencialmente de  planejamento e capacitação dos agentes envolvidos, o presente trabalho teve como objetivo  estabelecer condições para que membros da comunidade de uma escola de ensino público  fundamental apresentassem atitudes que tornassem o ambiente escolar inclusivo. Para isso foram  programadas orientações técnicas para o coordenador pedagógico e para 16 professores durante os  horários de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo). Dos professores envolvidos, quatro tinham  alunos com necessidades educativas especiais e, com eles, foram desenvolvidas ações em sala de aula  envolvendo todos os alunos. Com os pais desses alunos foram apresentadas orientações durante as  reuniões bimestrais. Os procedimentos utilizados para a implementação das ações foram reuniões para  orientações técnicas e observação participante em sala de aula. Os principais resultados registrados  estão relacionados à apresentação de atitudes menos segregatórias e mais inclusivas pelos membros da  comunidade escolar. Os resultados reforçam a idéia da necessidade de planejamento escolar para que  o processo de inclusão no ensino fundamental tenha possibilidades de sucesso.

Palavras-chave: inclusão; necessidades educativas especiais; planejamento escolar; ensino público fundamental.

 

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Como Citar

Almeida-Verdu, A. C. M., Fernandes, M. C., & Rodrigues, O. M. P. R. (2002). A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais: implementação de práticas inclusivas e aspectos de planejamento educacional. Interação Em Psicologia, 6(2). https://doi.org/10.5380/psi.v6i2.3310

Edição

Seção

Artigos