O Olhar de Crianças Atendidas em Instituição Pública de Saúde Sobre o Psicoterapeuta

Autores

  • Rodrigo Gabbi Polli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dorian Mônica Arpini Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.32624

Palavras-chave:

psicoterapia da criança, saúde pública, crianças

Resumo

O estudo objetivou investigar a forma como crianças que estavam em atendimento psicológico na rede
básica de saúde representam o seu terapeuta. Realizou-se um estudo qualitativo com a aplicação da
técnica do desenho-estória. Oito crianças participaram da pesquisa. Foi solicitado a elas que realizassem
uma sequência de três desenhos-estórias. A análise dos dados foi feita por meio de análise de conteúdo.
Os resultados evidenciaram que as crianças têm uma representação de psicoterapeuta enquanto alguém
que brinca e conversa com elas. Além disso, para que o processo terapêutico se dê, foi valorizada a
capacidade do profissional de prover um ambiente confiável e amparador, no qual a criança se sinta
segura para apresentar suas questões, sendo destacado o holding recebido ao longo da terapia.

Biografia do Autor

Rodrigo Gabbi Polli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dorian Mônica Arpini, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, Professora Associada do Departamento de Psicologia e do PPG em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Docente e Preceptora da Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da UFSM.

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Gabbi Polli, R., & Arpini, D. M. (2016). O Olhar de Crianças Atendidas em Instituição Pública de Saúde Sobre o Psicoterapeuta. Interação Em Psicologia, 20(1). https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.32624

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa