Classe hospitalar: aspectos da relação professor-aluno em sala de aula de um hospital

Autores

  • José Gonçalves Medeiros
  • Andréia Ayres Gabardo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v8i1.3240

Palavras-chave:

criança hospitalizada, classe hospitalar, interação professor-aluno

Resumo

A classes hospitalares foram criadas para assegurar a continuidade dos conteúdos escolares a crianças e adolescentes hospitalizados, possibilitando um retorno sem prejuízo à escola de origem após a alta. Através de sessões de observação direta das interações professor-aluno em sala de aula da classe hospitalar, pode-se observar que as atividades mais freqüentes do professor foram explicar tarefas e fazer perguntas aos alunos, sendo praticamente nula a ocorrência de comportamentos que priorizassem as particularidades de cada um deles. Com relação aos alunos, verifica-se um índice elevado de comportamentos acadêmicos, independente do número de observações ou do quadro clínico de cada um. Em última análise, discute-se o comportamento do professor que, por despreparo ou falta de capacitação adequada, agiu como se estivesse na escola regular, sem considerar o contexto hospitalar, muito diferente de um contexto de sala de aula regular.

Palavras-chave: criança hospitalizada; classe hospitalar; interação professor-aluno.

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Como Citar

Medeiros, J. G., & Gabardo, A. A. (2004). Classe hospitalar: aspectos da relação professor-aluno em sala de aula de um hospital. Interação Em Psicologia, 8(1). https://doi.org/10.5380/psi.v8i1.3240

Edição

Seção

Artigos