Instruções Verbais e o Seguir Recomendações Médicas para Tratamento da Dermatite Atópica na Infância

Autores

  • Robson Zazula Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)
  • Márcia Cristina Caserta Gon Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v18i2.29589

Palavras-chave:

dermatite atópica, instruções, tratamento médico, interação cuidador-criança.

Resumo

A dermatite atópica é uma doença crônica de pele com etiologia desconhecida e alta incidência na infância. O comportamento de seguir recomendações médicas é imprescindível para o controle da doença. Pode ser compreendido como um processo comportamental governado verbalmente e as instruções como importante variável. O estudo objetivou apresentar e discutir a instrução, enquanto estímulo verbal discriminativo que controla o comportamento de seguir recomendações por crianças com dermatite atópica. Este controle foi discutido nas interações entre as crianças e seus cuidadores, por meio da descrição de diferentes tipos de instruções e suas consequências. Foram apresentadas as condições físicas e/ou biológicas, o controle social e a história de reforçamento como variáveis que podem alterar o controle exercido pelas instruções.

 

Biografia do Autor

Robson Zazula, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Graduado em Psicologia e Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (Paraná). Docente do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Márcia Cristina Caserta Gon, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. 

Downloads

Como Citar

Zazula, R., & Caserta Gon, M. C. (2014). Instruções Verbais e o Seguir Recomendações Médicas para Tratamento da Dermatite Atópica na Infância. Interação Em Psicologia, 18(2). https://doi.org/10.5380/psi.v18i2.29589

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos