Bem-estar Subjetivo, Personalidade e Vivências Acadêmicas em Estudantes Universitários

Autores

  • Cristian Zanon Universidade São Francisco
  • Aline Bertuol Rosin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marco Antônio Pereira Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v18i1.27634

Palavras-chave:

bem-estar subjetivo, vivências acadêmicas, personalidade, estudantes universitários

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar se vivências acadêmicas positivas estão associadas com o bem-estar subjetivo (BES) de universitários, bem como as relações entre as vivências acadêmicas e a personalidade. Mais especificamente, procurou-se avaliar o quanto as variáveis de vivências acadêmicas predizem a variância do BES controlando o efeito dos fatores de personalidade. Participaram do estudo 227 universitários (59% mulheres e 41% homens). Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre vivências acadêmicas, adjetivos marcadores reduzidos da personalidade, uma escala de satisfação de vida e uma escala de afetos positivos e negativos. Os resultados mostraram que a personalidade é o preditor mais saliente do bem-estar subjetivo. Porém, foram verificadas correlações significativas entre vivências acadêmicas e bem-estar subjetivo.

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Como Citar

Zanon, C., Rosin, A. B., & Teixeira, M. A. P. (2014). Bem-estar Subjetivo, Personalidade e Vivências Acadêmicas em Estudantes Universitários. Interação Em Psicologia, 18(1). https://doi.org/10.5380/psi.v18i1.27634

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa