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Bem-estar Subjetivo, Personalidade e Vivências Acadêmicas em Estudantes Universitários

Cristian Zanon, Aline Bertuol Rosin, Marco Antônio Pereira Teixeira

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar se vivências acadêmicas positivas estão associadas com o bem-estar subjetivo (BES) de universitários, bem como as relações entre as vivências acadêmicas e a personalidade. Mais especificamente, procurou-se avaliar o quanto as variáveis de vivências acadêmicas predizem a variância do BES controlando o efeito dos fatores de personalidade. Participaram do estudo 227 universitários (59% mulheres e 41% homens). Os instrumentos utilizados foram um questionário sobre vivências acadêmicas, adjetivos marcadores reduzidos da personalidade, uma escala de satisfação de vida e uma escala de afetos positivos e negativos. Os resultados mostraram que a personalidade é o preditor mais saliente do bem-estar subjetivo. Porém, foram verificadas correlações significativas entre vivências acadêmicas e bem-estar subjetivo.


Palavras-chave


bem-estar subjetivo; vivências acadêmicas; personalidade; estudantes universitários

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v18i1.27634