Experiências de Vida na Conversação entre Pais e Filhos Pré-Adolescentes

Autores

  • Lídia Suzana Rocha de Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Mara Sperb Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.25263

Palavras-chave:

comunicação, interação familiar, pré-adolescência

Resumo

Esse estudo investiga a conversação sobre experiências envolvendo emoções em 189 famílias de classe média com pré-adolescentes (10 a 13 anos). Um dos genitores e o pré-adolescente responderam um questionário sobre comunicação familiar. Os resultados mostram que os genitores costumam compartilhar experiências, privilegiam resolver problemas ao conversar sobre as experiências negativas dos filhos, e costumam reforçar a autoestima do pré-adolescente quando em experiências positivas. Quanto aos pré-adolescentes, a maioria costuma compartilhar experiências em casa e a idade, mas não o gênero, influencia esse hábito; as emoções positivas os conduzem mais a conversar do que as negativas; e a escolha de uma parceria para conversar é influenciada pela emoção envolvida na experiência e pela idade e gênero do pré-adolescente.

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Como Citar

de Macedo, L. S. R., & Sperb, T. M. (2013). Experiências de Vida na Conversação entre Pais e Filhos Pré-Adolescentes. Interação Em Psicologia, 17(3). https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.25263

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa