A criança com deficiência institucionalizada e o ensino de habilidades básicas: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.15044Palavras-chave:
procedimento de ensino, habilidades básicas, deficiência, crianças institucionalizadasResumo
Este trabalho teve como objetivo verificar as mudanças ocorridas no repertório de uma criança com deficiência, institucionalizada e em condição de abandono, ao passar por um procedimento focado no ensino de habilidades básicas. Participou da pesquisa uma menina de sete anos, com severo atraso no desenvolvimento, moradora de uma instituição residencial para pessoas com deficiência. Foi realizada uma avaliação inicial do repertório da criança (linha de base) por meio da aplicação de um protocolo de habilidades básicas, que possibilitou determinar as condutas que seriam ensinadas durante o desenvolvimento do programa de aquisição de habilidades básicas. Para verificar as mudanças no repertório comportamental da participante foram aplicadas avaliações quinzenais. Os resultados foram acompanhados por meio de um delineamento de linha de base múltipla entre comportamentos. Observou-se, a partir das avaliações quinzenais, que houve aumento na frequência dos comporta- mentos ensinados após início da implementação do programa de ensino. Tal aumento não foi observado nas demais habilidades podendo-se, portanto, afirmar que a modificação provavelmente foi devida à intervenção realizada. Pode-se concluir que a participante aprendeu as habilidades ensinadas ao passar pelo procedimento de ensino em questão, mesmo residindo em um ambiente institucional desfavorável para aprendizagem de novos comportamentos.
Palavras-chave: procedimento de ensino; habilidades básicas; deficiência; crianças institucionalizadas.
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