Psicoterapia e religião: construção de sentido e experiência do sagrado

Autores

  • Maurício da Silva Neubern Instituto de Psicologia - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.14937

Palavras-chave:

sentido subjetivo, religião, psicoterapia

Resumo

O presente trabalho procura destacar que a construção de sentido subjetivo é de grande importância em psicoterapia para a compreensão da experiência de sagrado do sujeito. Ao mesmo tempo, ressalta que a construção do sentido subjetivo está ligada ao reconhecimento da especificidade da experiência religiosa como um campo que não deve ser reduzido a outro campo do saber, como ocorre tradicionalmente em diferentes modelos de ciência e de abordagens psicoterápicas. Por meio de uma ilustração clínica, ressalta que a compreensão do sentido subjetivo é fundamental para as possibilidades do diálogo no processo psicoterápico, como da construção do contexto terapêutico que qualifique os recursos do sujeito. O trabalho é concluído destacando a fecundidade da experiência do sagrado na construção de sentidos subjetivos, o diálogo como condição de acesso ao mundo do outro e as possibilidades técnicas das quais o sujeito dispõe, a partir de seu sistema de crenças e práticas sociais, para lidar com suas próprias demandas.

 

Palavras-chave: sentido subjetivo; religião; psicoterapia.  

Biografia do Autor

Maurício da Silva Neubern, Instituto de Psicologia - UnB

Dr em Psicologia, Psicólogo Clínico.  Departamento de Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.

Downloads

Como Citar

Neubern, M. da S. (2010). Psicoterapia e religião: construção de sentido e experiência do sagrado. Interação Em Psicologia, 14(2). https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.14937

Edição

Seção

Artigos