Brincadeira em Escola de Ensino Fundamental: Um estudo observacional

Autores

  • Sheila Tatiana Duarte Cordazzo
  • Josielly Pinheiro Westphal Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Balem Tagliari Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.14299

Palavras-chave:

brincadeiras, escola, desenvolvimento infantil, diferenças de gênero

Resumo

O brincar é uma atividade muito comum durante a vida cotidiana das crianças e pode indicar aspectos relevantes do desenvolvimento infantil. Nesse sentido, o ato de observar o que as crianças fazem durante as brincadeiras é um recurso importante que pode fornecer detalhes para a compreensão do mundo infantil. Este estudo teve como objetivo identificar formas de interação social e tipos de brincadeiras apresentados pelas crianças quando expostas a diferentes tipos de brinquedos no contexto escolar. Participaram do estudo onze crianças com idade entre sete e oito anos matriculadas em escola da rede privado de ensino. Durante três meses as crianças foram observadas (em uma sala onde estavam dispostos conjuntos de brinquedos) duas vezes por semana em sessões que duravam trinta minutos. Foram utilizadas as técnicas de observação do sujeito focal e a do registro de comportamento por amostragem de tempo. Cada criança foi observada durante 20 intervalos, de cinco segundos em cada sessão. Por meio da análise dos dados constatou-se que as crianças têm preferência por brincar em grupo e segregadas por sexo. Além disso, o brinquedo didático foi o menos utilizado. Hipóteses para explicar esses dados são apresentadas e também são analisadas as implicações do brincar no cotidiano escolar.

 

Palavras-chave: brincadeiras; escola; desenvolvimento infantil; diferenças de gênero.

Biografia do Autor

Sheila Tatiana Duarte Cordazzo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008).

Josielly Pinheiro Westphal, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.  Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Fernanda Balem Tagliari, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mauro Luís Vieira. Professor do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obteve o título de doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo em 1995.  Fez pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999. Trabalha na linha de pesquisa sobre cuidados parentais e desenvolvimento infantil no Programa de pós- graduação em Psicologia da UFSC. Coordena o Núcleo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Infantil. Entre as principais publicações destacam-se: Vieira, M.L, Garcia, M.P.; Rau, D.D.W. & Prado A. B. (2005). Effects of different opportunities for social interaction on the play fighting to males and females in golden hamsters (Mesocricetus auratus).  Piovanotti, M.R.A. & Vieira, M.L. (2004). Presence of the father and parental experience have differentiated effects on pup development in Mongolian gerbils. Behavioural Processes, 66: 107-117; Vieira, M.L. & Prado, A.B.P. (2004). Abordagem evolucionista sobre a relação entre filogênese e ontogênese no desenvolvimento infantil. Em: M. L. Seidl de Moura (Org.). O bebê do século XXI e a psicologia em desenvolvimento (pp.155 204). São Paulo: Casa do Psicólogo. É pesquisador 2 do CNPq e é sub-coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. 

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Publicado

25-10-2010

Como Citar

Cordazzo, S. T. D., Westphal, J. P., Tagliari, F. B., & Vieira, M. L. (2010). Brincadeira em Escola de Ensino Fundamental: Um estudo observacional. Interação Em Psicologia, 14(1). https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.14299

Edição

Seção

Artigos