Os sentidos e os significados produzidos pela escola em relação à família homoparental: Um estudo de caso

Autores

  • Vandernúbia Gomes Cadete Universidade Federal de Pernambuco
  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Dayse Bivar da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.13947

Palavras-chave:

homoparentalidade, família, sentidos, significados, escola

Resumo

 

A família tem, nas últimas décadas, sofrido significativas mudanças, que têm acarretado a formação de novas configurações familiares. Buscou-se investigar, quais os sentidos e significados produzidos pelos atores da escola em relação à família homoparental. Realizaram-se entrevistas livres com dezesseis representantes dos vários segmentos de uma escola pública, de Recife-PE. Realizou-se uma análise, a partir de três núcleos de significação, a saber: (a) consanguinidade ou cuidado?; (b) A família estrutura é pai, mãe e filho no contexto normal; (c) novas configurações familiares: isso não tem a ver com a escola. Identificou-se que o conceito de família está atrelado à configuração nuclear e que a homoparentalidade não é, na maioria das vezes, pensada como família e nem discutida nesse espaço educativo.

 

Palavras-chave: homoparentalidade; família; sentidos; significados; escola.

 

Biografia do Autor

Vandernúbia Gomes Cadete, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, UFPE, 2008.

 

 

 

 

 

 

 

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva, UFPE; é professora Adjunto 1 do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, do Centro de Educação, da UFPE e professora colaboradora da pós-graduação em Psicologia Cognitiva dessa mesma instituição.

Dayse Bivar da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, UFPE, 2008.

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Como Citar

Cadete, V. G., Ferreira, S. P. A., & Silva, D. B. da. (2012). Os sentidos e os significados produzidos pela escola em relação à família homoparental: Um estudo de caso. Interação Em Psicologia, 16(1). https://doi.org/10.5380/psi.v16i1.13947

Edição

Seção

Artigos