A criação de uma cultura de grupo na brincadeira: um estudo com crianças entre 2 e 4 anos

Autores

  • Josiane da Silva Delvan Universidade do Vale do Itajaí
  • Maiara Pereira Cunha Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.13082

Palavras-chave:

brincadeira, crianças, construção de significados, cultura de grupo, desenvolvimento humano

Resumo

O presente estudo procurou analisar como um grupo de crianças de 2 a 4 anos de idade se estrutura durante a atividade de brincadeira, e discutir a cultura de grupo por elas elaborada nesta atividade. Com base nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da sociologia da infância, este trabalho teve como participantes um grupo composto por seis crianças com idade entre dois e quatro anos (três meninos e três meninas, um de cada idade), pertencentes a uma instituição pública de Educação Infantil, sendo que o instrumento utilizado para coleta de dados foi a observação vídeo gravada. O material coletado foi organizado e seguiu os procedimentos de análise qualitativa de episódios definidos na literatura especializada. Os resultados indicam que as culturas infantis são elaboradas por meio dos embates criados nas negociações que as crianças estabelecem no processo reprodutivo e criativo de dar sentido à sociedade, aos outros e a si, numa postura ativa de dar significado às suas ações com base na sua realidade.

 

Palavras-chave: brincadeira; crianças; construção de significados; cultura de grupo; desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Josiane da Silva Delvan, Universidade do Vale do Itajaí

Professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Humano e Metodologia da Pesquisa. Doutora em Psicologia.

Downloads

Publicado

25-10-2010

Como Citar

Delvan, J. da S., & Cunha, M. P. (2010). A criação de uma cultura de grupo na brincadeira: um estudo com crianças entre 2 e 4 anos. Interação Em Psicologia, 14(1). https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.13082

Edição

Seção

Artigos