Sobre a coesão do texto dos surdos aos olhos dos ouvintes: o uso das marcas de oralidade na escrita

Autores

  • Wagner Teobaldo Lopes de Andrade UFPB
  • Marígia Ana de Moura Aguiar UNICAP
  • Francisco Madeiro UNICAP
  • Sandra Patrícia Ataíde Ferreira UFPE
  • Antonio Roazzi UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.12580

Palavras-chave:

surdez, oralidade, escrita, coesão textual

Resumo

O fato de os surdos utilizarem a língua de sinais, que lhes promove naturalmente o acesso ao conhecimento, em geral, leva a dificuldades para ler e escrever, tendo em vista que esta leitura e esta escrita são produzidas em uma língua que não é a sua: a língua padrão do país. Sendo as marcas de oralidade favorecedoras da coesão textual, a pergunta norteadora deste estudo foi: o fato de utilizar marcas de oralidade na escrita faz com que esta seja mais compreensível? Objetivou-se, portanto, investigar a compreensão, por ouvintes, do texto escrito por surdos, em função da ocorrência de tais marcas na escrita. Fragmentos de escrita com mais de uma marca, com uma marca e sem marca de oralidade, produzidos por surdos, além de fragmentos produzidos por ouvintes, foram apresentados a estudantes universitários ouvintes, que atribuíram escores aos fragmentos em função da compreensão do conteúdo. Foi verificado que os fragmentos referidos como de conteúdo mais compreendido foram os produzidos por ouvintes, seguidos dos com mais de uma marca de oralidade produzidos por surdos; os menos compreendidos foram os sem marca de oralidade produzidos por surdos. O estudo sugere que as marcas de oralidade promoveram a coesão textual dos surdos, facilitando a compreensão do conteúdo da sua escrita por ouvintes.

 

Palavras-chave: surdez; oralidade; escrita; coesão textual.

Biografia do Autor

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade, UFPB

Fonoaudiólogo. Professor Assistente I do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Doutorando em Linguística pela UFPB. Mestre em Ciências da Linguagem (UNICAP/2007). Especialista em Audiologia (UNICAP/2004).

Marígia Ana de Moura Aguiar, UNICAP

Pós-doutorado pela University of Birmingham (Reino Unido). PhD em Psicolinguística pela Reading University (Reino Unido). Professora do Mestrado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Pesquisadora do CNPq.

Francisco Madeiro, UNICAP

Doutor em Engenharia Elétrica pela UFPB. Professor do Mestrado em Ciências da Linguagem da UNICAP.

Sandra Patrícia Ataíde Ferreira, UFPE

Professora Adjunto do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais (Centro de Educação) e da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva (Centro de Filosofia e Ciências Humanas) da UFPE.

Antonio Roazzi, UFPE

PhD em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford (Inglaterra) e, atualmente, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE.

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Publicado

25-10-2010

Como Citar

de Andrade, W. T. L., Aguiar, M. A. de M., Madeiro, F., Ferreira, S. P. A., & Roazzi, A. (2010). Sobre a coesão do texto dos surdos aos olhos dos ouvintes: o uso das marcas de oralidade na escrita. Interação Em Psicologia, 14(1). https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.12580

Edição

Seção

Artigos