Aspectos da recepção alemã do Les beaux arts réduits à un même príncipe (1746) de Charles Batteux

Autores

  • Mônica Lucas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/mp.v2i1.19652

Palavras-chave:

poética, retórica, Batteux, música setecentista, belas artes

Resumo

O artigo discute idéias contidas na obra Les beaux arts réduits à un même principe (Paris, 1746), de Charles Batteux, a partir da tradução alemã comentada por Johann Adolf Schlegel (1770). No decorrer do texto, são discutidos os conceitos de Belas Artes, de imitação musical, a idéia de natureza e o papel da razão e das paixões na obra de Batteux ( e nos comentários de Schlegel), estabelecendo relações entre idéias do autor francês, fontes clássicas e o pensamento musical luterano. A seguir, são resgatados alguns aspectos sistemáticos do discurso musical mencionados por Batteux. Com isso, torna-se possível avaliar melhor a recepção da idéia de imitação musical e da música como discurso retórico na Alemanha na segunda metade do século XVIII.

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Publicado

2010-11-27

Como Citar

Lucas, M. (2010). Aspectos da recepção alemã do Les beaux arts réduits à un même príncipe (1746) de Charles Batteux. Música Em Perspectiva, 2(1). https://doi.org/10.5380/mp.v2i1.19652

Edição

Seção

Artigos