Aspectos da recepção alemã do Les beaux arts réduits à un même príncipe (1746) de Charles Batteux
DOI:
https://doi.org/10.5380/mp.v2i1.19652Palavras-chave:
poética, retórica, Batteux, música setecentista, belas artesResumo
O artigo discute idéias contidas na obra Les beaux arts réduits à un même principe (Paris, 1746), de Charles Batteux, a partir da tradução alemã comentada por Johann Adolf Schlegel (1770). No decorrer do texto, são discutidos os conceitos de Belas Artes, de imitação musical, a idéia de natureza e o papel da razão e das paixões na obra de Batteux ( e nos comentários de Schlegel), estabelecendo relações entre idéias do autor francês, fontes clássicas e o pensamento musical luterano. A seguir, são resgatados alguns aspectos sistemáticos do discurso musical mencionados por Batteux. Com isso, torna-se possível avaliar melhor a recepção da idéia de imitação musical e da música como discurso retórico na Alemanha na segunda metade do século XVIII.