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Sistema Série Escola: recurso de verificação para formação continuada

Alessandra Nichele Magro

Resumo


A formação docente, num viés da práxis educativa, se configura como uma política voltada à qualidade pessoal e profissional. Como consequência são evidentes as exigências de mudança comportamental do docente no atual cenário educacional. Buscou-se investigar de que maneira os dados do Sistema SERIE, um programa computacional de estatísticas disponível nas escolas estaduais de Santa Catarina, podem ser utilizados para o planejamento de formação continuada, nas escolas da rede pública estadual de abrangência da Sétima Gerência Regional de Educação. Procurou-se entender, também, em que medida esse Sistema é utilizado para diagnosticar as áreas de menor rendimento educacional, que, consequentemente, precisam de intervenção, utilizando estes dados para reflexão e aprimoramento pedagógico. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, tendo o questionário estruturado como técnica da pesquisa, envolvendo todas as escolas de abrangência da Sétima Gerência Regional de Educação. Constatou-se que as equipes pedagógicas das escolas utilizam, na sua maioria, os dados estatísticos de aprendizagem para o planejamento de formação docente, mas contradizem-se na seleção das temáticas da formação a ser proposta, uma vez que não analisam os dados e, em grande parte, consultam aleatoriamente o interesse dos docentes. Outra variável diagnosticada é o posicionamento da equipe pedagógica que reconhece a eficácia da formação continuada quando é realizada por área de ensino. No entanto, essa equipe realiza uma formação conjunta com todos os profissionais da educação nas unidades escolares. Dessa forma, é possível constatar que o Sistema SERIE possibilita recursos de análise para o aumento dos índices da qualidade do ensino público estadual, mas está disperso e sem organização para seu uso adequado e promissor.

Palavras-chave


Formação Docente; Planejamento; Sistema SERIE

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i6.32119