Open Journal Systems

SALINIDADE HÍDRICA, BIOFERTILIZANTE BOVINO E COBERTURA VEGETAL MORTA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Talisia esculenta (A. ST.-HIL.) RADLK.)

José Sebastião de Melo Filho, Mario Leno Martins Véras, Lunara de Sousa Alves, Toshik Iarley da Silva, Anderson Carlos de Melo Gonçalves, Thiago Jardelino Dias

Resumo


Há uma carência de informações sobre formas de propagação sexuada da pitombeira (Talisia esculenta), quanto ao seu desenvolvimento inicial em ambientes salinos. Neste sentido, objetivou-se avaliar o efeito da irrigação com águas salinas associada à aplicação de biofertilizante bovino e cobertura vegetal morta em mudas de pitombeira. Adotou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, no esquema fatorial de 5 x 2 x 2, com 6 repetições. Foram estudadas cinco condutividades elétricas da água de irrigação (1;2;3;4 e 5 dS m-1) com e sem aplicação de biofertilizante bovino e cobertura morta. Avaliaram-se: altura da planta, número de folhas, diâmetro do caule, área foliar, taxa de crescimento absoluto e relativo de altura da planta, diâmetro de caule e área foliar, comprimento da raiz, massa da matéria seca da raiz, caule, parte aérea e total e índice de qualidade de Dickson. Os dados obtidos foram avaliados mediante análise de variância pelo teste F em nível de 0,05 e 0,01 de probabilidade e nos casos de significância, realizou-se análise de regressão. A irrigação com água salinas afeta a morfologia e a qualidade de mudas de pitombeira. O biofertilizante possui ação positiva na redução dos efeitos salinos da água de irrigação nas mudas de pitombeira, enquanto que o uso de cobertura morta não influenciou na qualidade de mudas de pitombeira.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v18i3.54307