Ensino de língua materna e variação linguística

percepções docentes em uma escola pública

Autores

  • Daniel dos Santos Teixeira Universidade Estadual do Piau´´í

DOI:

https://doi.org/10.5380/vers.v12i22.99746

Palavras-chave:

Língua materna, Variação linguística, Ensino

Resumo

Este trabalho objetiva entender processo de ensino de língua materna, dado a percepção de docentes, acerca das variações linguísticas. Como metodologia empregou-se a pesquisa de campo, após estudos bibliográficos, em modelo qualitativo. Debruçamo-nos em estudos de Labov (2008), Bagno (2007-2015) e Bortoni-Ricardo (2005). Os resultados revelaram convergências entre pesquisas em sociolinguística e prática de ensino na escola pesquisada, bem como a necessidade de discussões sobre a temática na Educação Básica, também a necessidade de novas pesquisas na área.

Biografia do Autor

Daniel dos Santos Teixeira, Universidade Estadual do Piau´´í

Mestrando e Letras, UESPI.

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Publicado

18-07-2025

Como Citar

TEIXEIRA, Daniel dos Santos. Ensino de língua materna e variação linguística: percepções docentes em uma escola pública. Versalete, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 24–35, 2025. DOI: 10.5380/vers.v12i22.99746. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/versalete/article/view/99746. Acesso em: 27 dez. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos