Ensino de língua materna e variação linguística
percepções docentes em uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.5380/vers.v12i22.99746Palavras-chave:
Língua materna, Variação linguística, EnsinoResumo
Este trabalho objetiva entender processo de ensino de língua materna, dado a percepção de docentes, acerca das variações linguísticas. Como metodologia empregou-se a pesquisa de campo, após estudos bibliográficos, em modelo qualitativo. Debruçamo-nos em estudos de Labov (2008), Bagno (2007-2015) e Bortoni-Ricardo (2005). Os resultados revelaram convergências entre pesquisas em sociolinguística e prática de ensino na escola pesquisada, bem como a necessidade de discussões sobre a temática na Educação Básica, também a necessidade de novas pesquisas na área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito , fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações . Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
