Violência e hedonismo descarado: uma leitura de “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca
DOI:
https://doi.org/10.5380/vers.v12i23.99370Palavras-chave:
Feliz Ano Novo, Violência, HedonismoResumo
“Feliz Ano Novo” é um conto do escritor brasileiro Rubem Fonseca que aborda de forma crua e realista a violência e o esgarçamento das relações sociais no Brasil contemporâneo. O enredo retrata a história de um grupo de jovens que, entediados e desiludidos, decidem cometer uma série de crimes hediondos durante as festas de final de ano, na cidade do Rio de Janeiro. A partir das discussões
sobre essa temática contemporânea, o presente artigo aborda a questão da violência em meio ao tráfico de drogas, o consumismo desenfreado e a perda dos valores morais em meio a prática de um hedonismo descarado. É nesse contexto conturbado que a narrativa ganha corpo ao assumir poder de crítica e de narrativa pós-moderna.
Referências
ARISTÓTELES. Arte poética. In: ARISTÓTELES, HORÁCIO & LONGINO. A poética clássica. São Paulo: Cultrix, 2014.
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 11. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.
CANDIDO, Antônio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
FONSECA, Rubem. Feliz Ano Novo. [Ed. especial]. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain. Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. Tradução de Maria Ermantina de Almeida P. Galvão. São Paulo: Martins, Fontes, 2010.
PELLEGRINI. Tânia. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil de hoje. Estudos de LiteraturaBrasileira Contemporânea, Brasília, n. 24, jul./dez., p. 15-34, 2004.
PELLEGRINI, Tânia. De bois e outros bichos: nuances do novo Realismo brasileiro. Estudos de
Literatura Brasileira Contemporânea. Brasília, n. 39, p. 37-55, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=323127333003. Acesso em: 14 jun. 2024.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Os cenários urbanos da violência na literatura brasileira. In: PEREIRA, Carlos Alberto Messeder [et al.]. (org.). Linguagens da violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Cena do crime: violência e realismo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito , fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações . Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
