Entre temas e quadros: as amarguras do magistério nos quadrinhos da Revista do Professor (1995-2006)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i52.92366Palavras-chave:
Imprensa de Educação e Ensino, Revista do Professor, Humor, Quadrinhos, JuskaResumo
Este artigo tem como objeto histórico as histórias em quadrinhos sobre Educação intituladas “Aventuras do Professor Magistério”, assinadas pelo artista Francisco Juska Filho e publicadas, no período de 1995 a 2006, na seção de humor da Revista do Professor — um periódico de Porto Alegre/RS especializado em Educação e Ensino. Com um corpus de 37 histórias, este trabalho problematiza, na perspectiva da História Cultural, os temas e as particularidades dos quadrinhos, evidenciando a sua linguagem singular. Para isso, vários autores são mobilizados, principalmente: Tania Regina de Luca (2015), sobre o uso da fonte impressa — a Revista do Professor; Roger Chartier (2002), acerca do conceito de representação; Henri Bergson (1983), no que diz respeito às questões relacionadas ao humor; e Paulo Eduardo Ramos (2018), quanto aos significados de termos que são específicos dos quadrinhos. Conclui-se que seus temas giraram em torno das amarguras da profissão docente e que Juska soube, além de problematizar por meio da ironia temas caros à Educação, explorar com maestria os códigos singulares dos quadrinhos, cumprindo com o “pacto de diversão” assentado com o seu leitor-espectador ideal.
Referências
AARÃO REIS, Daniel. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 64 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso — ensaios críticos III. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 27-43.
BASTOS, Maria Helena Camara. O novo e o nacional em revista: a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1939-1942). Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.
BORGES, Abílio Cesar. Vinte anos de propaganda contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade. Rio de Janeiro: Typografia Cinco de Março, 1876.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria M. Galhardo. 2. ed. Algés, Portugal: Difel, 2002. Coleção Memória e Sociedade.
GERMANO, José Willington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1994.
LIMA, Marcus Antônio Assis. O “contrato de diversão” do jornal impresso: cruzadas, horóscopo e quadrinhos. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
LUCA, Tania Regina de. Fontes impressas. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanez (org.). Fontes históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
NAPOLITANO, Marcos. 1964: história do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.
NASCIMENTO, Maria Cristina Perigo do. Aventuras do magistério: a Revista do Professor, Porto Alegre/RS, e as representações na seção “Humor” (1985-2011). Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
PEDROSO, Leda Aparecida. A revista Nova Escola: política educacional na “Nova República”. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
RAMOS, Paulo Eduardo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. Coleção Linguagem & Ensino.
RAMOS, Roberto. A ideologia da Escolinha do Professor Raimundo. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2002.
REVISTA DO PROFESSOR. Porto Alegre: CPOEC, 1985-2011. 108 edições.
SOUZA, Rita de Cássia de. “Não premiarás, não castigarás, não ralharás...” dispositivos disciplinares em Grupos Escolares de Belo Horizonte (1925-1955). Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Estadual de São Paulo, 2006.
VEIGA, Cynthia Greive. As crianças na história da educação. In: SOUZA, Gizele de S. (org.). Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2017. p. 21-39.
VELLOSO, Monica Pimenta. A mulata, o papagaio e a francesa: o jogo dos estereótipos culturais. In: LUSTOSA, Isabel. (org.). Imprensa, humor e caricatura — a questão dos estereótipos culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. p. 365-387.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.