A implementação da Lei 10.639/2003 e o ensino de história africana/afrodescendente no Amazonas: um estudo de caso (Amaturá-AM, 2020-2021)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i52.91787Palavras-chave:
Lei 10.639/03. Ensino de História. Praticas Metodológicas.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a aplicação da lei 10.639/03 na Escola Estadual Amaturá no Município de Amaturá no Amazonas, tendo as entrevistas como principal fonte de análise. Procurou-se conhecer e entender as dificuldades e possibilidades da aplicação da lei nas práticas didáticas dos professores da referida escola. As entrevistas foram realizadas através de 05 perguntas referentes à Lei 10.639/03, a obrigatoriedade do ensino de História da África e História afro-brasileira no ambiente escolar e o papel da educação para relação étnico-racial, como é o caso do combate ao racismo e a representatividade do negro na formação da história brasileira. Portanto, foi possível entender, analisar, compreender e problematizar as ações metodológicas dos professores na instituição em estudo e o porquê do entrave quanto à implementação da lei 10.639/2003, algo que não é novo, porém sua implementação no ambiente escolar estudado vem dando passos curtos nesses 20 anos da implementação, mas é importante a análise que este artigo propõem para viabilizar esses desafios e possibilidades.
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Acesso: pt.m.wikipédia.org/wiki/Amatur%C3%A1
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