A implementação da Lei 10.639/2003 e o ensino de história africana/afrodescendente no Amazonas: um estudo de caso (Amaturá-AM, 2020-2021)

Autores

  • Robert Renner Bicharra Barbosa Universidade Federal da integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i52.91787

Palavras-chave:

Lei 10.639/03. Ensino de História. Praticas Metodológicas.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a aplicação da lei 10.639/03 na Escola Estadual Amaturá no Município de Amaturá no Amazonas, tendo as entrevistas como principal fonte de análise. Procurou-se conhecer e entender as dificuldades e possibilidades da aplicação da lei nas práticas didáticas dos professores da referida escola.  As entrevistas foram realizadas através de 05 perguntas referentes à Lei 10.639/03, a obrigatoriedade do ensino de História da África e História afro-brasileira no ambiente escolar e o papel da educação para relação étnico-racial, como é o caso do combate ao racismo e a representatividade do negro na formação da história brasileira. Portanto, foi possível entender, analisar, compreender e problematizar as ações metodológicas dos professores na instituição em estudo e o porquê do entrave quanto à implementação da lei 10.639/2003, algo que não é novo, porém sua implementação no ambiente escolar estudado vem dando passos curtos nesses 20 anos da implementação, mas é importante a  análise que este artigo propõem para viabilizar esses desafios e possibilidades.

Biografia do Autor

Robert Renner Bicharra Barbosa, Universidade Federal da integração Latino-Americana

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Amazonas (2022). Mestrando em História pela Universidade Federal da integração Latino-Americana (2023). Tem experiência na área de Ensino de História, com ênfase na cultura afro-brasileiro e africana.

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ENTREVISTAS, fonte coletada,2022.

Acesso: pt.m.wikipédia.org/wiki/Amatur%C3%A1

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Bicharra Barbosa, R. R. (2023). A implementação da Lei 10.639/2003 e o ensino de história africana/afrodescendente no Amazonas: um estudo de caso (Amaturá-AM, 2020-2021). Revista Vernáculo, (52), 61–78. https://doi.org/10.5380/rv.v0i52.91787

Edição

Seção

Artigos