Políticas Educacionais como instrumentos de sustentação do Capital: a privatização da Educação Básica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i52.90517Palavras-chave:
Políticas educacionais. Educação Básica. Sistema Econômico. Privatização.Resumo
O objetivo é analisar as diferentes configurações e padrões de ações implantadas no sistema educacional brasileiro desde a sua origem, que se caracteriza como instrumento de sustentação do Sistema Econômico vigente. Para tanto, nos apoiamos na reconstrução histórica deste processo, assim também como na bibliografia disponível e em documentos oficiais, tais como, a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e a Constituição Federal de 1988, que por sua vez, legitimam o processo. A intencionalidade do estudo perpassa pela compreensão do processo histórico da educação como instrumentalização ideológica da classe dominante em prol da privatização. Destacamos que, ao discorrer sobre o problema, “as políticas educacionais como instrumentalização e sustentação do sistema econômico”, evidencia-se sobre a importância deste, nas discussões ainda pertinentes e atuais no campo educacional, uma vez que, os resultados identificaram sujeitos empresariais que entram em cena e criam estratégias, para ocupação e legitimação dos seus interesses neste espaço.
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