A vida ordinária e o ciclo de festas: o caso da fogueira de São João
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.85691Palavras-chave:
festas juninas, São João, rural, urbano, transformaçõesResumo
A partir da festa de São João típica de uma comunidade rural, esse artigo discorre sobre as dimensões que ela aciona e reflete sobre os impactos de algumas transformações, rupturas e continuidades tanto na vida cotidiana como no ciclo festivo. Os resultados da pesquisa reafirmam a capacidade da festa de comunicar sobre questões que estão para além dela: sobre as permanências e transformações no espaço rural e a relevância para os debates teórico e político de utilizá-la como chave analítica para a compreensão das relações entre tradição e modernidade, rural e urbano, de gênero, de classe e outras. Também demonstra como dimensões, teorizadas em polos opostos como se dividissem a vida social, são vividas conjuntamente, em sequência ou ao mesmo tempo. O material empírico foi coletado em trabalho de campo durante o processo de preparação e realização da principal festa da Comunidade São João, localizada em Ubiratã, no Paraná.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.