Os Círculos Literários Femininos e o debate sobre a mulher virtuosa nos Estados Unidos do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.85057Palavras-chave:
Círculos Literários Femininos, Gênero, República, Estados Unidos, Representação SocialResumo
O tema deste estudo são os Círculos Literários Femininos do século XIX nos Estados Unidos, país que passava por uma reestruturação política após a Independência. Busco entender o debate das mulheres sobre a imagem reservada a elas como “Mães Republicanas virtuosas” que fazia delas cidadãs, mas sem direitos formais. Busco responder à questão de como as mulheres se organizaram através das redes de sociabilidade e de amizade para questionar padrões de gênero em uma sociedade que idealizava ideias de “igualdade”. O objetivo é entender as contradições em torno da imagem mulher, encarando os Círculos Literários Femininos como espaços de discussão política. Através da literatura, da escrita e da educação as mulheres provaram sua virtude cidadã fora do vínculo doméstico ou com os homens, contribuindo com voz ativa para as discussões sobre a cidadania republicana e questionando seu papel paradoxal através dos Círculos Literários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.