História Pública e “Games Studies”: enfoques conceituais e metodológicos, e contribuições para a pesquisa histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.84859

Palavras-chave:

Recepção, História Pública, Videogames, Mídias digitais

Resumo

Com o advento da comunicação de massas, potencializada pelas tecnologias de informação, por meio da internet e das mídias digitais, a forma de difusão da História se alterou, possibilitando a participação de novos agentes, especialistas ou não, por novos meios de divulgação. Uma das mídias que se utilizam de pressupostos da História é o videogame. A construção das narrativas lúdicas e interativas presentes nos jogos eletrônicos inscrevem-se como uma forma de entendimento das representações e do imaginário social, repercutindo no alcance e nas recepções de narrativas históricas por um público considerado leigo. No entanto, surge uma questão: quais são as audiências possíveis da História e como podemos analisá-las? Esse é um tópico que problematizo a partir da discussão de autores que se debruçam em estudar as diversas formas de difusão e recepção da História por meio do campo da História Pública.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Manoel Junior, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Mestrando em História pela Universidade Federal do Paraná pela linha Arte. Memória e Narrativa. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019) e especialização em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano (2020). Atuou como bolsista no programa Residência Pedagógica (CAPES) no Colégio da Polícia Militar do Paraná ´Cel. Felippe de Sousa Miranda entre os anos de 2018 e 2019. Tem experiência nas áreas de História e ensino de História, com ênfase nos campos da História Moderna e Contemporânea. Possui pesquisas nos seguintes temas: Imigrações, Nacionalismos e História Cultural. Atualmente pesquisa temas relacionados com as novas tecnologias da História e História Pública.

 

Cláudio de Sá Machado Júnior, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE). Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com bolsa da Capes. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa CNPq. Coordenador do Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de História (GTHE Anpuh). Desenvolve e orienta pesquisas no âmbito da História Cultural, com fontes que se remetem às imagens técnicas e à cultura midiática.

Downloads

Publicado

2022-09-03

Como Citar

Manoel Junior, M. A., & Machado Júnior, C. de S. (2022). História Pública e “Games Studies”: enfoques conceituais e metodológicos, e contribuições para a pesquisa histórica. Revista Vernáculo, (50). https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.84859