Cultura e História Ambiental: uma abordagem da História Contemporânea.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.84858

Palavras-chave:

Cultura Ambiental. História Contemporânea. História Ambiental.

Resumo

Este artigo busca entender como a cultura em mudança molda a ecologia e o meio ambiente local e regional, através de períodos históricos e, assim, constitui uma disciplina autônoma dentro do campo da História. No século XXI, esse fenômeno está sendo examinado através das lentes de diversos campos, incluindo economia, ciência política, biologia evolutiva, sociologia, história e ciências da educação. As grandes navegações dos séculos XV e XVI, por exemplo, provocaram grandes transformações sociais, ecológicas e ambientais em sociedades como as da América do Sul. As evidências de tais momentos históricos nos ajudam a examinar a transformação social forjada na ecologia e no meio ambiente e como ela foi moldada ao longo do tempo. Este assunto é agora um objeto de estudo autônomo dentro da disciplina de história chamada História Ambiental. Este artigo argumenta que o estudo da História Ambiental é também um estudo da história contemporânea, por meio de seu exame da ecologia e do meio ambiente e suas mudanças ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Mauricio Silva de Souza, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Ciência Política pela University of Sheffield( Inglaterra); Fellowship em Economia da Mudança Climática pela University of Cambridge (Inglaterra); Licenciado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Licenciado em Pedagogia pela Unifael.

Downloads

Publicado

2022-09-03

Como Citar

de Souza, M. S. (2022). Cultura e História Ambiental: uma abordagem da História Contemporânea. Revista Vernáculo, (50). https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.84858