História e Modernidade: reflexões sobre o ensino de História e a BNCC

Autores

  • Laudênia Matias Alves de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.84845

Palavras-chave:

História, Modernidade, Ensino de história

Resumo

Este trabalho realiza uma análise sobre as implicações da Modernidade no ensino de História. Deste modo, prioriza uma leitura conceitual acerca de alguns aspectos básicos que envolvem o tema associada às reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de modo mais amplo e, restritivamente, relativo à História. Neste sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é destacada por ser um documento formal e normativo que sistematiza e organiza o ensino do nível básico de educação, o que não deixa de estar diretamente ligado ao nível superior e à formação docente. O foco de análise é destinado ao sétimo do ano do Ensino Fundamental, tendo em vista que é neste momento da educação básica que há a introdução e desenvolvimento de temas concernentes à História Moderna. Busca-se, portanto, a partir deste artigo, incitar a reflexão crítica sobre a prática docente e suas relações com importantes conceitos históricos.

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Publicado

2022-09-03

Como Citar

de Souza, L. M. A. (2022). História e Modernidade: reflexões sobre o ensino de História e a BNCC. Revista Vernáculo, (50). https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.84845