História e Modernidade: reflexões sobre o ensino de História e a BNCC
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i50.84845Palavras-chave:
História, Modernidade, Ensino de históriaResumo
Este trabalho realiza uma análise sobre as implicações da Modernidade no ensino de História. Deste modo, prioriza uma leitura conceitual acerca de alguns aspectos básicos que envolvem o tema associada às reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de modo mais amplo e, restritivamente, relativo à História. Neste sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é destacada por ser um documento formal e normativo que sistematiza e organiza o ensino do nível básico de educação, o que não deixa de estar diretamente ligado ao nível superior e à formação docente. O foco de análise é destinado ao sétimo do ano do Ensino Fundamental, tendo em vista que é neste momento da educação básica que há a introdução e desenvolvimento de temas concernentes à História Moderna. Busca-se, portanto, a partir deste artigo, incitar a reflexão crítica sobre a prática docente e suas relações com importantes conceitos históricos.
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