Perspectivas cruzadas: colonialismo, trauma e linguagem em Frantz Fanon e Grada Kilomba
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v0i51.84562Palavras-chave:
Frantz Fanon, Grada Kilomba, Colonialismo, Trauma, Linguagem.Resumo
O presente artigo busca levantar algumas temáticas comunitárias entre o intelectual martinicano Frantz Fanon e a intelectual portuguesa Grada Kilomba.A princípio, vamos expor, brevemente, a trajetória de ambos, autor e autora. Em seguida, analisar a dimensão do colonialismo e do trauma em suas produções. Ademais, a questão da linguagem, no aspecto da sujeição e reorientação. Com isso, suas contribuições para pensar e repensar esses elementos em seus respectivos contextos, mas também, angariando recursos para a compreensão das problemáticas raciais no tempo presente e seus desdobramentos em outras conceitualizações. Por fim, esperamos contribuir para um exercício de descolonização do conhecimento, colocando os seus limites disciplinares em campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A Revista Vernáculo está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.